terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Percussão na medida!

Acabava o natal, eu retornava e no dia 27 de dezembro, terça-feira, eu já voltava a abrir as porteiras do rancho para voltar a receber o parceiro Rafael Martins, só que dessa vez ele vinha para captar as percussões pro álbum debut da banda Skabout. Pois bem, eu e o Martins já havíamos nos falado antes da gravina, ele havia ouvido as trilhas e tinha uma idéia do que seria feito, de forma que trouxe somente o necessário para sessão. O Martins é um músico talentosíssimo e uma cara fenomenal, o mais legal é que como um cara mais que experiente o Martins fez o que era necessário, linhas concisas que primavam pela excitação e mobilidade. Começamos a sessão com aquele bate-papo básico e depois demos algumas ouvidas discutindo algumas idéias, mas logo partimos para a captação do instrumento que mais mostraria as caras nesta sessão, as congas. Nas aulas da última turma do curso de Técnicas de Gravação do IGAP tivemos a oportunidade de experimentar diversos microfones e diversos posicionamentos nestas mesmas congas e lembro que naquela época havíamos gostado mais dos Shure KSM109, porém, como os Earthworks SR25MP ainda eram filhos novos, quis dar uma chance a eles e ouvir do que eles eram capazes, e eles não me deixaram na mão. Escolhi o Focusrite ISA428 como pré-amplificadores, apliquei um corte direto na ida lá pelos 100 ciclos e nada mais. Ainda aproveitei e posicionei o Cascade Gomez em uma das congas para fazer um efeito em uma das faixas, o sinal dele enviei ao Universal Audio LA610 e apliquei um corte também em 100 ciclos com o Manley Massive Passive. O Martins sentou a mão e não mais que um par de horas depois já tínhamos o material necessário. Depois foi a vez do Martins registrar um pandeiro de couro, o qual captei com dois pares de condensers, os KSM109 e os SR25MP, ambos os pares enviando ao ISA428 e também o Gomez como efeito. Fiz uma captação stereo para ter mais opções durante a mixagem. Depois foi a vez de captar uma queixada e outros efeitos, e para estes, além do Gomez, posicionei também o Manley Reference Cardioid e enviei seu sinal ao Avalon VT737sp e foi isso! Lá pelo fim da tarde o Martins se despedia e logo após fechar as porteiras pra ele voltei a sala Maragato para completar a sessão de percussão com mais algumas trilhas com algumas coisas que eu mesmo pretendia gravar, e assim o fiz, registrando algumas trilhas de caxixi, tamborim, um ovinho e meia-lua. Daí sim, após um longo e divertido dia eu encerrava a sessão com a missão cumprida.









0 comentários: