quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ouvindo voz com a turma do IGAP.

Quarta-feira dia 5.
Lembro que eu havia passado a tarde inteira mixando e editando o material da Teto e Muro, material que tenho muitas ambições e cujo esmero está sendo simplesmente total. A noite, eu abria as porteiras pra receber o pessoal do Técnicas de Gravação do IGAP para a aula de captação de voz. Embora para o post eu não tenha muito o que escrever, já que o assunto é técnico demais para cumprir com o objetivo do blog, devo dizer que utilizei 3 microfones diferentes, o Manley Reference Cardioid, o Shure KSM44 e um Shure KSM109. O objetivo era mostrar a diferente qualidade de alguns circuitos muito populares de condensers. E tirando o fato da qualidade de construção e componentes, que características de cada um podíamos perceber e quantificar. Posso dizer que ouvimos todos os prés, todos os compressores e equalizadores disponíveis. Ouvimos como os pré-amplificadores trabalham com diferentes níveis de ganho, principalmente os válvulados e aqueles que tem bastante atuação dos transformadores, ouvimos como atuam os diferentes tipos de compressores, os FETs, os optos-, os VCAs, como funciona e o que ocorre com a tal da impedância, o que ocorre durante as mudanças de padrão polar, o efeito de proximidade, a adição/subtração de ambiência, vimos o porque do famoso posicionamento angulado dos microfones de voz... Enfim, vimos muito coisa, e fomos até as 22 horas nessa função.

Um forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!



0 comentários: