segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Baixo que ladra morde!

Azaaaaaaah!
Dia longo... Beeeeem longo, mas muito gostoso, divertido e produtivo. Pois é, hoje foi dia de continuar a produção do EP da banda Ladros. Lá pelas 14 horas, pontualmente como sempre, eu abria as porteiras do rancho pra receber o Vitor, o Gabriel e o Jonas. Missão de hoje? Cordas, mais precisamente, baixo e guitarra. E começamos a empreitada pondo o Gabriel na responsa. Deixe-me dizer que mesmo jovem e sendo essa sua primeira experiência em estúdio, o Gabriel aniquilou a pênis, pra não usar o termo muito feio "matou a pau", demonstrando gigantesca responsabilidade e profissionalismo. Com todas as linhas muito bem estudadas, pegada firme e constante, ele foi matando as trilhas uma a uma sem sequer pestanejar, de forma que a demora se deu pura e exclusivamente pela grande quantidade de material, e pela perseguição na captura de um certo timbre... E aqui esse post merece um destaque à parte. No bom português, começêmo pelo começo... Armado de um instrumento que me surpreendeu, e não pelo fato de estar bem regulado e com cordas novas, mas pela resposta e sonoridade "de gente grande", comecei criando o primeiro sinal. Baixo > Avalon VT737sp... Pouca saturação, uma boa dose de ronco, compressão moderada... Feito. Grava tudo com esse. Pronto. Próximo sinal. Vez do Universal Audio LA610... Muita saturação, muita compressão, bastante punch... Feito. Grava tudo com esse. Pronto? Não. Pega o Fulltone Fulldrive 2 Mosfet, táca um overdrive bacana, pluga no LA610... Grava... Pronto? Não, para nossa sorte e graças puramente à minha intuição. Há algum tempo atrás postei sobre o meu novo "Super Classman", presente do amigo André Serrano... Sim, eu estava ávido para usá-lo e, logo de cara, apresentei uma empreitada osso duro, para não dizer impossível, para um mero amplificador de guitarra... Pois é, mas o Serrano Amps Classman 25 EL34 Custom Head não é um mero amplificador de guitarra... Posicionei tudo dentro da sala Maragato...
Sim, taquei uma JJ/Tesla 12AU7 de placa longa, pois a capacidade de representação da parte mais grave do espectro é superior nesse modelo de válvula (ECC802), no segundo estágio do pré-amplificador. Pus um par de JJ/Tesla 6L6 no estágio de power do amplificador, acionei o novo controle de loop de negativação com ajuste individual para o tipo de válvula usado no pré-amplificador, acertei a passagem de graves através do novo controle que posso chamar de hi-pass, pluguei o amplificador na caixa 4x12" Marshall JCM900A e... Nossa... Hora do transporte... Microfone Cascade Gomez enviando ao Avalon VT737sp e Sennheiser MD421II enviando ao Neve Amek Purepath CIB... Nossa... O resultado foi unânime e indiscutível. Lindo! Muita personalidade, muita cor, muito punch, ataque, ronco, saturação redonda, graves firmes, agudos macios... Resultado? Grava tudo com esses 2 sons novos também hehe, e ninguém reclamou ou ficou triste dessa surpresa. Daí sim, primeira parte da missão do dia cumprida de forma impecável e, impressionantemente, deixando a fundação dos temas simplesmente monstruosa. Particularmente, fiquei muito feliz.
Hora do over-ansioso Vitor hehe, que a esse ponto não segurou o sorriso quando ouviu a frase "tua vez". De posse de dois amplificadores, o Mesa Boogie Dual Rectifier Road King e o Classman, porém agora usando um par de JJ/Tesla EL34, fomos para dentro da sala e timbramos os 4 canais do Mesa Boogie, para logo em seguida fazer o mesmo com o Classman. Adicionei um 3o microfone, o meu Shure SM57 sem transformador, enviando o sinal ao LA610. Fomos então de mala e cúia de volta à sala Farrapos. Daí sim, após os devidos ajustes, munido de 3 guitarras e muita vontade, fomos fazendo pequenas alterações na timbragem conforme cada trilha evoluía, e assim o Vitor foi registrando trilha após trilha... Até que fui o estraga prazeres da sessão declarando o encerramento do dia de trabalho hehe, para a tristeza e decepção do Vitor hehe. Mas amanhã (segunda-feira) têm mais.

Forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!














































0 comentários: