quinta-feira, 15 de julho de 2010

Backing Tracks parte 1.

E a terça não acabava ali não...
Mais tarde era a vez de receber a Helimara Medeiros novamente aqui pelo rancho, dessa vez para registrar sua belíssima voz em algumas trilhas para o disco do Lucas Restori. Eu estava ansioso... Deixa eu explicar o causo... Conheci a Helimara através dos guris da Sun Chasky, durante as primeiras sessões do trabalho com a banda, isso já faz algum tempo, e desde lá, desde a primeira vez que ouvi a voz dela, pensei, "nossa!", e virei fã na hora. De lá para cá vim arquitetando uma oportunidade para chamar a moça para gravar. Quando começamos o trabalho com o Lucas, muita coisa eu ainda não sabia, como eu montaria o time, quem seria o time, etc, etc, mas as vozes femininas eu não tinha a menor dúvida "vai ser ela!".
E hoje era o dia! Bem, mas vamos a parte técnica agora. Na época eu pude ouvir a voz da Helimara com diversas cápsulas diferentes e em diversos pré-amplificadores diferentes, de forma que dessa vez fui direto ao signal-chain que eu gostei mais, levando em conta o casamento sala, posicionamento e voz. Montei a sala no exato mesmo posicionamento em que eu havia capturado as vozes que ela registrou na época da Sun Chasky, e selecionei o Manley Reference Cardioid enviando o sinal ao Avalon VT737sp, e em seguida ao Universal Audio 1176 para um segundo estágio de compressão, coisa que já se tornou padrão em minhas captações de voz. Novamente, gosto de um compressor mais macio e quente para primeiro estabilizar a voz, e o opto compressor valvulado do Avalon cumpre bem essa missão com muita musicalidade. Em seguida, o 1176, que por ser um compressor rapidissíssimo, com uma característica mais brilhante, mais up-front e agressiva, funciona muito bem domando até os transientes mais rápidos da voz. Em suma, capturei a voz com a dinâmica muito próxima de como ela ficaria finalizada. =)
E ficou muito bonito! De resto, foi uma barbada, eu tinha algumas idéias já definidas, a Helimara pode ouvir alguns dos temas de antemão e também tinha algumas idéias, daí foi só sentar o gogó e algumas horas depois já tínhamos todo o material registrado, com direito à solo e tudo o mais! \o/

E daí sim, acabava a terça-feira com chave de ouro!
Um forte abraço! Bring me sound and I'll make you music!

0 comentários: