sábado, 10 de julho de 2010

Assopra aí caceta!

Mazaaah!
Essa sexta-feira foi um dia muito legal, tão legal que embora longo e agitado não percebi o tempo passar. A primeira missão do dia era registrar um naipe de sopros para o disco da banda Skabout. Eu estava ansioso. Lá pelas 14 horas chegava por aqui Diego Haag, o hôme do trombone, hehe. Acabei descobrindo que ele mora muito próximo aqui do rancho, e junto do meu amigo gaiteiro Luizinho é a prova de que existe vida para estes lados! =)
Apresentações, bate-papo e antes que pudéssemos espichar mais prosa chegavam por aqui o resto do povo de "gagomóvel", o Sasandro, o amigo de longa data Maestro Sepé Tiarajú Teixeira e o Luciano Prezzi armado de seu sax tenor. Em meio a muito bate-papo e bom humor apresentei todas as dependências aos amigos enquanto o Sasandro já bolava o plano para a empreitada. Obviamente releguei a tarefa da captação da sessão ao Sasandro pela afinidade de longa data com o pessoal, vasta experiência gravando big bands e bandas marciais e muito bom gosto para com esse tipo de material. Rapidamente após ouvir os instrumentos, foi decidido pelo uso da sala Maragato, esta, totalmente aberta, "Quero o som da sala. Das ambiências". O Sepé, a.k.a. Seco, armou seu notebook e ficou discutindo os arranjos com o povo enquanto eu e o Sandro escolhemos quatro cápsulas para ouvir como soavam os três instrumentos em cada uma delas. Foram elas, o Manley Reference Cardioid, o Cascade Gomez, o Sennheiser MD421II e o Rode K2. Posicionadas lado a lado e enviando o sinal ao Focusrite ISA428, fizemos cada um dos três músicos executar uma mesma frase em cada um dos microfones para somente então decidir em conjunto qual instrumento usaria qual. Não tomou muito tempo e, meio que, de forma unânime, ficou assim:
Luciano Prezzi; Sax tenor > Rode K2 > Avalon VT737sp
Maestro Sepé Tiarajú Teixeira; Trumpete > Cascade Gomez > Universal Audio LA610
Diego Haag; Trombone > Manley Reference Cardioid > Neve Amek Purepath CIB
Como room mics, para captar a ambiência da sala, optamos pelo par de Shure KSM44 em um posicionamento A/B enviando o sinal ao Focusrite ISA428. Aqui também foi unânime, PUTA som! Lindo! =)
Depois foi só festa com direito a solo de sax ainda! \o/
O pessoal "aniquilou a pênis", vulgo "matou a pau". O Sepé trouxe todos os arranjos escritos e o pessoal ainda foi acertando pequenos detalhes e enriquecendo as trilhas com pequenas frases e dobras. Quando vimos, missão cumprida!
Foi muito legal conhecer os amigos, observar e aprender um pouco mais e ainda por cima finalmente receber e apresentar o rancho ao Sepé que quando veio até aqui a última vez, o estúdio tinha aproximadamente 50 tijolos apenas hehe.

Forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!

0 comentários: