terça-feira, 22 de junho de 2010

Foi dada a largada! Igor & Anderson Paraná.

Mazaaah!
Segundona começava cedo aqui pelo rancho. Era dia de voltar a receber o amigo Rodrigo Bitarello, dessa vez para dar início à produção do disco da dupla Igor & Anderson Paraná. Porém, muito antes que o povo chegasse eu já tinha uma longa função. Na noite anterior eu e o Rodrigo acertamos como seria feita a captação das baterias para o disco e por esse motivo, logo cedo, eu já estava fazendo a montagem do kit. Optei pela minha velha Pearl Export e a posicionei no fundo da sala Maragato pois mais uma vez eu precisaria de uma ambiência "grande". A idéia era uma sonoridade bem ao-vivo, bem natural e bem moderna, e por isso eu queria vir com a sonoridade do kit e da ambiência o mais próximas do pronto o possível. Preparei minha Ludwig Supraphonic '69 para a empreitada. Afinação média-alta porém sem muito ring e com uma boa dose de esteira. Para os tambores fiquei com as peles duplo filme clear em uma afinação médio-baixa. Set de pratos? Procurávamos algo bem controlado e não tão brilhante, exceto para o hi-hat e ride. Acabou que ficou assim: Hi-hat Orion Bacalhau 15", ride Zildjan Ping Ride 20", crash Wuhan Traditional 18", crash Sabian HH Dark Crash 16", splash Sabian Signature Portnoy 9" e china Wuhan Traditional 20". O signal chain acabou ficando da seguinte forma:
Bumbo; interno > AKG D112 > Avalon VT737sp
Bumbo; externo e mais distante > Rode K2 > Focusrite/Digidesign Control 24
Caixa; top > Shure SM57 (sem transformador) > Neve Amek Purepath CIB
Caixa; microfonando o casco > Shure SM57 > Universal Audio LA610
Tambores > Sennheiser MD421II > Focusrite ISA428
Hi-hat > Shure KSM109 (com a cápsula atenuada) > Focusrite ISA428 > DBX160A
Overheads; X/Y próximo ao kit > Rode NT5 > Focusrite/Digidesign Control 24 > Universal Audio 1176
Ambiência (room mics) > Shure KSM44 > Focusrite/Digidesign Control 24

Então... Lá pelas 21 horas eu abria as porteiras do rancho para receber a trupe. Rodrigo, Igor Pacheco, Xandy Olly, Alexandre Duarte e Jackson Rodrigues, obviamente armados de algumas loiras geladas, umas 8 pizzas e um exército de risadas.
Após rapidamente botarmos o papo em dia, enquanto o Xandy ia acertando os detalhes de posicionamento do kit, ainda preparamos algumas das pizzas para o 1º tempo da jornada, e era hora de começar o baile! Uma vez importadas as trilhas guia, acertada a mixagem de fones do Xandy e o resto foi moleza. O rapazinho toca bem pouco e ainda por cima tinha os arranjos na cabeça (ou na partitura) então foi moleza. Sob olhar atento poucos foram os temas em que foi necessário mais que 1 take para cumprir a missão. Resumo da empreitada? Sonzão! E foi assim, uma madrugadona muito agradável, muita risada, muita música e só sonzeira. Lá pelas 4:30 da matina encerrávamos com louvor a sessão. Missão cumprida.

E foi isso, hoje seria dia das trilhas de baixo.
Um forte abraço! Bring me sound and I'll make you music!

0 comentários: