segunda-feira, 5 de abril de 2010

Registrando a cozinha de um novo projeto.

Simbooooooora!
Quinta-feira e eu logo cedo já estava dentro do audioFARM adiantando algumas coisas para a missão do dia, a captação das trilhas de bateria e baixo para o projeto dos meus amigos Maicon, Davidson, Mauricio e Felipe. Pouco depois de eu ter iniciado os trabalhos, selecionado as peles, afinado, selecionado o set de pratos, etc, chegava o bicho feio por aqui hehe. Enquanto montávamos o kit e começávamos a posicionar os microfones, chegava o resto do povo.
Optei pela sala Maragato. Posicionei o kit no centro da sala e preparei uma ambiência densa, neutra e bem curta. O legal é que desta vez cheguei em uma ambiência muito massa, que casou de forma muito redonda com a sonoridade total do kit, em minha opinião, um dos melhores sons de bateria que cheguei até hoje. Mas vamos nessa. O input-list do kit ficou assim: Crashes foram dois, Wuhan S 18" e Wuhan Traditional 18", china Wuhan Traditional 20", hi-hat Wuhan S 14" e ride Zildjan A Ping Ride 20". Os tambores utilizaram peles clear duplo filme. A caixa selecionada foi minha RMV Bullet Custom Bapeva e o bumbo foi montado normalmente. Como room mics, para captar a ambiência da sala, utilizei um par de Shure KSM44 em padrão cardioid a aproximadamente 45 cm do chão, enviando o sinal ao Focusrite ISA428 com um Universal Audio 1176 "insertado". Como overheads utilizei um par de Rode NT5 em formato X/Y bem baixo, prezando bem a separação na imagem stereo e o foco do set de pratos, enviando o sinal a dois canais da Digidesign Control 24. Posicionei o M-Audio Pulsar II para captar o hi-hat e enviei seu sinal a um canal da Control 24, em seguida enviando o sinal ao compressor DBX 160A. Os tambores captei com Sennheiser MD421II enviando o sinal aos Focusrite ISA428. Para a caixa utilizei um pouco de damping e meu chapéu anti-hi-hat, como microfones optei pelos tradicionais Shure SM57 tanto para top quanto bottom. O top enviando o sinal para o Neve Amek Purepath CIB e o bottom para um canal da Control 24. Por fim, o bumbo foi captado por dois microfones, o Shure Beta 91 internamente, enviando o sinal ao Avalon VT737sp e um AKG D112 posicionado fora do tambor enviando seu sinal a um Universal Audio LA610. Levou um tempinho até acertarmos o som e todos os detalhes do kit, mas ficou muito legal, e mais uma, depois de pronto o som, gravar foi o mais fácil. 3 takes depois e o feio já tinha me dado material suficiente para quaisquer coisas que eu pudesse querer fazer hehe.


Hora do seu Dave e seu filho novo. Bem, como o Dave tava mais do que casado com o tema, exagerei e criei 3 timbres diferentes. Captamos todos. Avalon VT737sp, UA LA610 e Focusrite ISA428. E foi muito fácil, porque o seu Dave não precisou de mais que um take por pré-amplificador! Sim, um take! =)
Após finalizarmos a missão, hora do churrasco que já encontrava-se em processo de fabricação! =)


Um forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!

0 comentários: