quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Eridanus "baixando" o sarrafo! Parte 1.

Ha!
Nem foi tããão tosco o título assim vai dizê?!
Enfim, vamos ao que interessa. Hoje, logo pela manhã, me grudei a limpar o estúdio e logo após terminar, fui editar o material que precisaríamos para hoje, e é daí que vêm a moral do título. Lá pelas 16 horas chegava o Andi Castro para registrar as primeiras trilhas de baixo para o EP da Eridanus. Como o plano já estava bem traçado e já tínhamos em mente uma foto um tanto quanto clara do que iríamos buscar, a coisa andou a passos largos.
"Pois bem, fala do input-list tchê". Tá, tá. O Andi veio armado dos seus dois filhos, bem regulados, com encordamento brilhando e baterias zeradas, como manda o figurino, além de trazer consigo seu pedal/pré-amplificador Meteoro MPX-500. Foi assim, o sinal do instrumento foi "splitado" em 4 vias distintas:
1 - D/Box passivo mandando para o Avalon VT737sp.
2 - D/Box passivo mandando para o Universal Audio LA-610.
3 - D/Out do MPX-500 mandando para o Focusrite ISA428.
4 - MPX-500 atuando como pré-amplificador e mandando para um velho amplificador Staner Dragon CBX-200. Este microfonado com um Shure KSM44 e mandando o sinal para o Neve AMEK CIB. A idéia deste, era ter o sinal do baixo, com uma certa dose de saturação, em uma sala viva, bem realística e rústica, e meio que de uma forma "low-fi", e por esse motivo, o amplificador caiu como uma luva! Como para o efeito que quero, ambos os instrumentos da cozinha, bateria e baixo, precisam estar na "mesma sala", com uma textura de ambiência natural e orgânica, optei logicamente pela mesma sala das sessões de bateria, inclusive com a mesma densidade e posicionamento. O conjunto tonal final ficou muito legal, uma sonoridade bem característica e com personalidade muito forte, além é claro, de muitas opções, aguardem um videozito em breve para matar um pouquinho da curiosidade! Depois disso, veio a parte fácil. Entre hora sentar o dedo e hora sentar a palheta, o Andi rapidinho registrou suas partes e missão cumprida por hoje. Amanhã edito mais um pouquito e terminamos os baixos.

Um forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!













0 comentários: