quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Cura em etapa de masterização!

Aeee!
Pois é, terça-feira passada, durante a noite e início desta quarta-feira, recebi mais uma vez o pessoal da banda A Cura. Dessa vez, Jonas, Maicon, Andril e eu, estivemos reunidos para registrar o tema "Apaixonado" em formato violão, voz e algumas trilhas extras. Porém, o "feeling" geral da trilha é a essência do violão e voz. Para a empreitada, registramos a viola de uma forma novamente diferente do que costumo fazer, pois preparei uma sala bastante viva e presente e escolhi o Shure KSM-109 para trabalhar como meu "close mic" digamos. O sinal deste microfone foi enviado ao Avalon VT737sp com muito ar e pouco tratamento, pois eu queria uma representação muito real e fiel da essência do tema. Adicionei então o Manley Reference fazendo um papel que ele não costuma fazer hehe, como "ambient mic". O sinal do Manley foi então roteado para o Universal Audio LA-610. Ajustei o posicionamento do microfone para que ele estivesse representando a "sala" de forma adequada quando misturado ao sinal do KSM-109, e ali estava, real e orgânico. Após o registro das trilhas de violã0, com algumas modificações aqui-e-ali, tanto na equalização quanto no posicionamento, demos início ao registro da voz. Jonas, vulgo "Toddy", não precisou de muitos takes para o trabalho, tanto que o mais delicado foi ajustar o combo Manley Reference Cairdioid e UA LA-610. Optei novamente, em fazer esse registro sem Pop Filter e da forma mais natural o possível, por isso, fizemos os takes na mesma sala em que registramos a viola, de forma aberta, viva e orgânica!

Logo após pus o Andril a registrar uma linha de pandeiro... Sim, pandeiro hehe, mas calma, ele foi registrado de uma forma um tanto quanto inusitada, pois estávamos buscando um som que aparentemente só eu tinha na cabeça hehe, mas enfim, Manley + Avalon e ajustes de posicionamento para a empreitada. Voilá!

Ainda aproveitamos para registrar mais umas linhas de guitarra. Dessa vez, Maicon estreiou o Orange Tiny Terror em minha Serrano Amps 2X12" Jensen C12N usando a Epiphone Les Paul Signature Slash. Novamente, uma sala aberta porém com menos densidade foi escolhida, e o sinal do bom e velho Shure SM57 sendo mandado para o Avalon VT737sp, e este sim, com bastante ajuste para moldarmos o som ao que a trilha se propunha, que era algo bem específico digamos. Pequenos ajustes entre um take e outro e enfim... finalizávamos a noite! =)

Agora sim, que venham as masters!
Um forte abraço! Bring me sound and I'll make you music!









0 comentários: