sexta-feira, 12 de junho de 2009

Velhos e novos amigos! Os Reis do Fandango.

Hoje (quinta-feira) tive a felicidade de receber novamente meu velho companheiro Sasandro (popularmente conhecido por aqui como Nánááááá), dessa vez acompanhado do produtor e músico Zézinho, do grupo Zézinho e grupo Floreio e do baterista Carlos Adenir, para a captação das linhas de bateria do grupo Os Reis do Fandango. Finalmente tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Zézinho, pois por fone e e-mail já nos conhecíamos havia algum tempo.

Mas bem, na noite anterior pedi ao Mauricio que já deixasse o set todo preparado para a sessão, então tudo estava um tanto quanto decidido de antemão. "Mateus, tira o teu som" me disseram. Optei pela sala pequena, com uma captação natural porém bem focada e com muita separação. Tambores afinados. Caixa selecionada e após conhecer o som dos pratos que usaríamos, fiz a seleção de microfones e prés junto com o pessoal. E ficou assim:

Bumbo -> AKG D112 -> Avalon VT737sp.
Caixa -> Shure SM57 (com o meu "chapéu" isolador) -> AMEK Purepath CIB.
Esteira -> Shure SM57 -> Universal Audio LA-610.
Tons -> Sennheiser MD421 (somente o tom 2 recebeu um leve damping) -> Focusrite ISA428 (modo de alta impedância).
Surdo -> Sennheiser MD421 -> Focusrite ISA428 (em baixa impedância).
Hi-hat -> Shure KSM109 (com a cápsula atenuada) -> Focusrite ISA428 (modo de alta impedância).
Ride -> Shure KSM109 (com a cápsula atenuada) -> Digidesign Control|24.
Crashes -> Rode NT5 -> Digidesign Control|24.

Após acertado o posicionamento da caixa e feitos pequenos ajustes para controlar o vazamento da esteira nos demais microfones (sim, o hi-hat não foi problema graças ao meu chapéééééu milagroso! hehe), foi mole. E isso porque o Sasandro trouxe as trilhas com as guias e beats tudo prontíssimo e porque o Carlos matou a pau. Sob o ouvido atento do Zézinho ele sentou a lenha e registrou todas as 14 músicas como o planejado, e melhor, quase tudo em 1 único take no qual nem edições foi preciso. Melhor pra nós que ficamos tomando um mate e trovando fiado! =)

E foi isso tchê!
Forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!








3 comentários:

zezinho disse...

ONTEM DIA 11/06 EU CONHECI UM ESTÚDIO DE VERDADE COM O QUE TEM DE MELHOR EM PRÉS E MICROFONES PRO TOOLS HD SALAS MUITO BEM PROJETADAS LUGAR MARAVILHOSO QUE NÃO DA VONTADE DE SAIR DE LA, TUDO ISSO E MAIS OS CONHECIMENTOS TÉCNICOS E A VONTADE DE FAZER O MELHOR SOM ISSO TUDO SEM FALAR DA HOSPITALIDADE DO GRANDE AMIGO MATEUS SEM"H" ELE É BRUXO,ENTÃO IMAGINA FAZER UMA PRODUÇÃO EM UM ESTÚDIO GRINGO COMO O ÁUDIO FARM. COM O SASANDRO E O MATEUS FAZENDO O SOM É COVARDIA NEM QUERENDO SAI RUIM,BRUXO VOCÊ MERECE TODO O SUCESSO COM SEU ESTÚDIO PORQUE VC, É UM CARA 10 E PODE TER CERTEZA QUE ESTE FOI O 1° TRABALHO, VIRÃO MUITOS OUTROS,GRANDE ABRAÇO SUCESSO SUCESSO SUCESSO

audioFARM disse...

Nossa... Assim eu não sei nem onde esconder a cara. Pô, fico muito feliz que tenha gostado da fazenda Zé! A casa é tua sempre que quiseres e agradeço de coração o carinho e as palavras, tenho certeza que sabes que desde já a recíproca é verdadeira!! Um super abraço!

Sasandro disse...

NÁNÁÁÁÁÁ.......
O somzinho da batera até ficou bom....