quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Draco - Acústico Parte I

Agora sim, como Benjamin Button, começamos do fim e terminamos agora no início.
Pois bem, a parte 1 da seção para registro da versão acústica do tema "Morra por Mim" da banda Draco ocorreu neste último sábado passado e foi muito interessante!

Deixe-me vasculhar a "meio-que" empoeirada biblioteca que chamo de memória e me correjam senão eu peoreio...

Começamos a seção acertando o tema com um rápido ensaio para "visualização" das texturas, camadas e arranjos, e então mãos à obra. Logo de cara fizemos algo que desde que começamos a pensar nessa versão todos estavamos curiosos e ansiosos para fazer, posicionar e ajustar minha alfaia para fazer o papel de bumbo na trilha. O tratamento da ambiência da sala e localizar o sweet-spot para o mic de ambiência foi parte fundamental no resultado final do som do kit. Optamos por utilizar um set mais brilhante de pratos e adicionamos uma meia-lua ao hi-hat. Como caixa optamos por minha Barravento de Copaíba e Vinícius veio armado de tudo que é tipo de baquetas possíveis. Acabamos por utilizar baquetas "acústicas" e a Ludwig Supraphonic como caixa auxiliar para os side-sticks da trilha. O kit "frank-acústico" ficou muito legal e deu um charme todo especial ao tema! Nossa alfaia-bumbo teve seu sinal indo do AKG D112 para o Avalon. Barravento -> SM57 -> AMEK CIB. Esteira -> SM57 -> Control 24. Supraphonic (sidestick) SM57 -> Control 24. Tom e surdo -> Sennheiser MD421 -> ISA428 (formato ISA110). Hi-hat e ride -> Shure KSM109 -> ISA428. Overs -> Rode NT5 -> Control 24. Amb -> Rode K2 -> UA LA-610.

Terminada a captação do kit, foi a vez do Beto para refazer as trilhas de baixo. Armado novamente de um baixolão, re-ambientamos a sala, refizemos a captação e seleção de mics/prés/comps e eqs, além de, desta vez, trazermos conosco ainda um sinal de linha. Foi um tanto quanto suado pois a sonoridade que buscava era um tanto quanto específica e acabei optando por utilizar um timbre composto de todos os sinais. Mas no fim, o resultado ficou muito legal. Utilizamos o Manley mandando para o AMEK CIB, um KSM-44 mandando para o Avalon e o sinal de linha passando pelo ISA428.

E acho que foi isso pois não lembro o resto.
Um forte abraço!
Bring me sound and I'll make you music!





















0 comentários: