segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Rock'n Blues Festival e banda Draco

E foi-se o finde! Após praticamente somar 18 horas de trabalho nesses últimos dois dias, finalizamos hoje as captações das baterias da banda Draco. Mas vamos ao que interessa.

Na sexta-feira (o mongol aqui esqueçeu a máquina no carro e por isso a falta de fotos da sexta, desculpem), dei um pulinho em Bento Gonçalves para prestigiar o show de meus amigos e parceiros Evandro Demari e Marcel Vanderzwam. O evento ocorrido no Palco Bulevar teve toda sua organização e realização engendrada por Evandro e contou com participações de peso como Fernando Noronha, André Cristóvam, Luiz Carlini e Alemão Ronaldo. Agradabilíssima noite guitarrística com muito rock'n'blues. 3 horas de boa música onde os amigos "mataram a pau". Ainda tive a felicidade de encontrar por lá Nei Neto, meu velho conhecido Denis Blackstone atacando de técnico de P.A. e a oportunidade de por o papo em dia com Mauricio Meinert.

Mas o que faltou de fotos na sexta, sobrou no sábado e no domingo!
Sabadão começamos o transporte do som de nosso kit para as gravações. Foi um trabalho delicado e minucioso mas que valeu a pena. A seleção de mics acabou da seguinte forma:
Bumbo -> AKG D-112
Caixa -> Shure SM57
Esteira -> Shure SM-57
Tons e surdos -> Sennheiser MD-421
Overs -> Shure KSM-44
Hi-hat e ride -> Shure KSM-109
Ambiência -> Rode K2

O som do kit todo teve algumas variações e é melhor explicá-las para mais fácil entendimento. Optei por trabalhar com duas sonoridades de tambores, dois sets de pratos, um mais brilhante e barulhento e um mais fechado e sombrio, e três caixas, uma Ludwig Supraphonic de 1962, uma RMV Bullet Custom de Bapeva e uma Premier Signia, bateria do kit selecionado. Cada tema fazia uso de uma combinação diferente destes sets. Na sexta-feira focamos praticamente nos temas que utilizavam a primeira sonoridade de tambores, mais moderna e focada e que tiveram o seguinte endereçamento:
Bumbo -> Avalon VT-737sp
Caixa -> AMEK CIB
Esteira -> Focusrite C|24
Tons e surdos -> Focusrite C|24 para tom 1; Focusrite ISA428 (impedância: high) para os demais
Overs -> Focusrite C|24
Hi-hat e ride -> Focusrite C|24
Ambiência -> Universal Audio LA-610 (impedância: 2k)

Após diversas trocas de caixas e/ou set de pratos, voltamos no sábado para finalizar os temas que ainda usariam a primeira sonoridade de tambores, para então passarmos à segunda sonoridade e suas respectivas alterações de caixas e pratos. Para este segundo set, fiz algumas mudanças no endereçamento e suas respectivas equalizações e compressões. Ficou assim:
Bumbo -> Universal Audio LA-610 (impedância: 500)
Caixa -> Avalon VT-737sp
Esteira -> Focusrite C|24
Tons e surdos -> Focusrite C|24 para tom 1; Focusrite ISA428 (impedância: ISA110) para os demais
Overs -> Focusrite C|24
Hi-hat e ride -> Focusrite C|24
Ambiência -> AMEK CIB

Bem, essa foi a parte difícil, já que a parte fácil foi gravar. Vinícius simplesmente matou a pau e desceu a lenha! Pegada violentíssima, precisão e atenção apurada para os arranjos e climas de cada tema além de respeito às dinâmicas necessarias completaram o quebra-cabeças de um belo trabalho! Parabéns Draco, parabéns Vinícius, parabéns nós!

Abraços e que venha a Dani!
Bring me sound and I'll make you music!

































0 comentários: